• Carregando...

A presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que o Brasil é uma referência mundial em produção de energia limpa. Dilma afirmou que 86% da energia brasileira vêm de fontes renováveis e citou como exemplo, ao falar da construção da usina de Santo Antônio, em Rondônia, o potencial hidrelétrico oferecido pelos rios que cortam o país. "É muito bom que a nossa energia seja uma fonte não poluente, que seja limpa e renovável", afirmou, durante o programa semanal de rádio "Café com a Presidenta".

Dilma defendeu a construção da hidrelétrica em Rondônia como um mecanismo de estímulo à economia local. "Quando uma obra desse tamanho é feita, a economia toda se movimenta naquela região - indústrias se instalam, empregos são criados, o comércio cresce" disse. "Uma coisa vai puxando a outra." A presidente lembrou que associado ao projeto existe R$ 1,3 bilhão para programas ambientais e sociais.

A hidrelétrica está sendo construída na cachoeira do Santo Antônio, no Rio Madeira, a cerca de 10 quilômetros de Porto Velho. Segundo a concessionária responsável pela usina, Santo Antônio tem potencial para gerar 19,5 milhões de megawatts-hora por ano, o equivalente a 4,3% da produção brasileira em 2007.

A presidente ainda falou sobre o teleférico inaugurado no Complexo do Alemão, conjunto de favelas na zona norte do Rio de Janeiro que foi ocupado em novembro do ano passado pela polícia. De acordo com ela, a obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), vai beneficiar 85 mil pessoas, além de expor o potencial turístico do local. "O Complexo do Alemão tem tudo para se transformar em um ponto turístico", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]