Faltando apenas duas categorias a serem divulgados os campeões, o Brasil já conquistou 54 prêmios no Festival Internacional de Publicidade de Cannes, a melhor performance do país, superando a participação de 2009, quando o país ganhou 33 troféus. Até aqui, foram sete Leões de Ouro.
O grande destaque é a AlmapBBDO, que já conquistou 15 Leões e é a favorita para vencer o prêmio de Agência do Ano, dado à agência que soma mais pontos nas categorias Impresso, Outdoor, Rádio, Filme e "Film Craft" (destinada à qualidade técnica da produção de comerciais). O resultado sai amanhã à noite, durante a cerimônia de encerramento do evento.
A Almap é a agência brasileira mais premiada até aqui, com 1 Grand Prix, 3 Leões de Ouro, 1 de Prata e 10 de Bronze. Em segundo vem a Ogilvy, com 3 Leões de Prata e 7 de Bronze. Depois aparecem LewLaraTBWA 2 de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze e DM9DDB 2 Leões de Prata e 4 de Bronze.
Premiadas
Outras 13 agências brasileiras já receberam troféus nesta edição: Talent (1 Prata e 2 Bronzes); F/Nazca S&S (2 Pratas); Dentsu (1 Ouro); DCS, Grey, Indústria Nacional & Diálogo Design, LiveAD e Ponto de Criação (1 Prata cada); e IDTBWA, Loducca, Neogama/BBH, Publicis e Sun MRM (1 Bronze cada).
A categoria em que o Brasil apresentou a melhor classificação foi Oudoor, com três de Ouro, sete de Prata e 11 de Bronze, superando, na ordem, França, Alemanha e Argentina.
Paraná
Das agências paranaenses que estavam na disputa, nenhuma saiu vencedora. A Master inscreveu 22 trabalhos. Heads e ArtOffice concorreram com dois cada. O Grupo OpusMúltipla teve 6 trabalhos inscritos e a londrinense Jump, novata em Cannes, concorreu com um projeto. O festival de Cannes, que leva o nome da cidade da costa francesa que hospeda o evento, é o mais prestigiado do setor publicitário no mundo. Na edição deste ano foram inscritas 24.242 peças publicitárias de 90 países. Só do Brasil, foram 2.115, 39% a mais do que o total apresentado pelo país em 2009.



