Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vagas fechadas

Brasil teve perda de 654 mil empregos formais em dezembro

Segundo dados do Caged, resultado é o pior em quase dez anos. Em todo ano de 2008, porém, foram criadas 1,45 milhão de vagas

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (19) pelo Ministério do Trabalho, revelam que houve o fechamento de 654 mil empregos com carteira assinada no mês de dezembro. "Já é um efeito forte da crise", avaliou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Este é o pior resultado desde maio de 1999, quando tem início a série histórica disponbilizada pelo governo. Até o momento, o pior desempenho do emprego formal havia sido registrado em dezembro de 2004, quando houve o fechamento de 352 mil vagas formais de trabalho.

O Ministério do Trabalho lembra que os meses de dezembro tradicionalmente já apresentam fechamento de vagas. De acordo com os números da série histórica, porém, normalmente o resultado fica negativo entre 225 mil e cerca de 350 mil. Em 2008, porém, o cenário ficou pior por conta da crise financeira internacional, que está diminuindo o nível da atividade econômica.

Setores

Somente a indústria de transformação foi a responsável pelo fechamento de 273 mil vagas em dezembro, ou seja, foi o setor que mais demitiu no mês passado. "A indústria é o setor mais afetado pela crise, pelo alto estoque e pelas contratações realizadas ao longo de 2008", explicou Lupi.

O setor de Serviços, porém, fechou 117 mil vagas em dezembro, a construção civil demitiu 82,4 mil pessoas, enquanto o Comércio fechou 15 mil vagas. Já a agropecuária demitiu 134 mil pessoas em dezembro. "Todos os setores fecharam vagas em dezembro", notou o ministro Lupi.

Acumulado de 2008

Os dados do Caged mostram ainda que o resultado de dezembro prejudicou os números de todo o ano passado. No acumulado de janeiro a outubro, foram criados mais de 2,1 milhões de postos formais de emprego.

Com a queda de 40 mil vagas em novembro, e de outros 652 mil em dezembro, o número de empregos criados em todo o ano passado recuou para 1,45 milhão de vagas no ano de 2008 fechado.

Contra o ano de 2007, quando foram criadas 1,61 milhão de empregos com carteira assinada, ainda recorde histórico, houve uma queda de 10,2%. Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, também foi registrado recuo frente ao ano de 2004, quando foram abertas 1,52 milhão de vagas formais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.