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Orçamento

Para estimular o consumidor que não quer deixar de viajar, mas está mais preocupado com o valor final da conta, agências e operadoras de turismo têm trabalhado para adequar os pacotes ao seu orçamento, com o corte da categoria de hotéis e restaurantes, por exemplo. Uma estratégia que está sendo tomada para aumentar a previsibilidade dos gastos dos consumidores está sendo agregar aos pacotes de viagens um maior número de produtos com antecipação, como city tours, ingressos de teatros e vouchers para restaurantes.

A volatilidade do câmbio tem deixado o brasileiro mais retraído e hesitante em fechar viagens para a alta temporada, em julho, o que está levando o setor de turismo a ajustar ofertas e serviços para atender um consumidor com receio de gastos elevados.

Neste ano, o volume de pacotes já vendidos pelas agências para viagens nacionais e internacionais em julho até o momento está 15% menor do que no mesmo período de 2014, segundo dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

Turismo em Foz do Iguaçu tem a pior Páscoa em cinco anos

O feriado de Páscoa foi o pior para a hotelaria de Foz do Iguaçu nos últimos cinco anos, de acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis) da cidade. Embora o município seja um destino típico dos viajantes, fatores como a alta do dólar e a economia lenta tiraram o ânimo dos turistas e a média de ocupação foi de 61%.

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No ano passado, a partir de março, já se verificou um movimento de passageiros confirmando viagens, segundo o vice-presidente de Relações Internacionais da Abav, Leonel Rossi Junior. Já em 2015, o consumidor está tendendo a deixar a tomada de decisão para mais perto de julho.

O dólar subiu cerca de 30% ante o real desde a mínima de 2015 em janeiro até a máxima em meados do março. Desde então, a divisa se desvalorizou ante o real, mas ainda se mantém acima de R$ 3.

Preços

Nos primeiros meses do ano, apesar da alta do dólar, as promoções do setor contribuíram para a movimentação das vendas das agências.No caso da CVC, maior operadora do Brasil, as ofertas promocionais de companhias aéreas e hotéis diminuíram o valor médio gasto pelo cliente em 7% no primeiro trimestre, o que ajudou o volume de passageiros a crescer 20%.

Muitas companhias aéreas também optaram por fazer promoções no início do ano para ocupar as aeronaves, em meio à fraqueza da demanda corporativa e em um momento em que o dólar mais alto elevou seus custos, ao mesmo tempo que dificultou que se beneficiassem da queda do preço do petróleo.

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