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Celular

Brasileiros enviaram 87 bilhões de SMS em 2011

País tem potencial para aumentar o número de envio de mensagens; aqui, 74% usam torpedos, enquanto na Europa o índice passa dos 90%

De crianças a executivos, torpedo tornou-se uma das principais formas de comunicação | Niccola Caranti/Flickr/CreativeCommons
De crianças a executivos, torpedo tornou-se uma das principais formas de comunicação (Foto: Niccola Caranti/Flickr/CreativeCommons)

O brasileiro nunca enviou tanto torpedo (SMS, na sigla em inglês) como em 2011. Foram mais de 87 bilhões de mensagens enviadas, dizem as operadoras de celular. O número, recorde, é cerca de 200% maior em comparação a 2010. De executivos a crianças, o serviço ganha popularidade com as ofertas criadas pelas teles, com o crescimento no número de aparelhos com teclado e, até mesmo, com o avanço da internet 3G, que estimula a comunicação por meio de mensagens de texto. E o potencial de crescimen­to ainda é grande: hoje 74% da população utilizam o SMS. Em países da Europa, por exemplo, esse índice ultrapassa os 90%.

Mesmo com o avanço da in­­ter­­net no celular, os torpedos ain­­da têm importância relevante na receita das operadoras. A Te­­leco diz que o SMS responde por 50% do Serviço de Valor Agre­­gado (VAS, na sigla em inglês).

"Com a internet móvel, surgiu a necessidade de estar conectado à rede de amigos o tempo todo. Seja através das redes so­­ciais ou no serviço de SMS. E co­­mo nem todos têm internet no celular, o SMS avança", diz Flávio Ferreira, gerente de Marketing e VAS da TIM.

Apesar das ofertas das operadoras e dos aparelhos mais mo­­der­­nos, é a praticidade o principal responsável pelo avanço, pe­­lo menos para os usuários. Mar­­celo Botelho, diretor da em­­pre­­sa de tecnologia da informação Veus Technology, chega a en­­viar até 50 torpedos por dia. Além de tomar decisões no trabalho via SMS, ele também utiliza o serviço para falar com a família.

"Eu uso tanto que praticamen­te converso através das mensagens. O torpedo é muito mais prá­­tico e é muito diferente do e-mail, que não é instantâneo. O torpedo permite uma resposta mais ágil. Vários clientes ou pessoas comuns me enviam perguntas no celular, e eu, às vezes, es­­tou em reunião e acabo respondendo via SMS. O SMS não tem idade. Eu falo direto com meu fi­­lho", ressalta Botelho.

Assim, o torpedo é usado cada vez mais cedo. Aos 8 anos, Marce­­lo Ayupp usa o SMS para falar com amigos e com a mãe. Ele diz que, dependendo da ocasião, pre­­fere trocar mensagens com a mãe, Ana Rosa, do que falar pelo telefone. "Troco torpedos com a minha mãe quando eu vou para o futebol. É que eu sempre esque­­ço alguma coisa e minha mãe me manda mensagem lembrando o que eu deixei em casa. Prefiro trocar mensagem com ela do que ficar pagando mico: ela me ligar na frente dos meus amigos. Sem­­pre que quero brincar com meus amigos, trocamos torpedos e com­­binamos." A mãe diz que o filho usa celular desde pequeno: "Temos que nos adaptar à tecnologia, que tem ajudado a nos man­­ter mais próximos."

Em outros casos, o SMS também é usado para pôr fim a relacionamentos. Foi o que aconteceu com a estudante Denise Al­­vez. "Eu namorava há quatro anos. Mas a relação estava tão desgastada que decidi terminar tudo por torpedo. Ele (Fernando) não gostou muito, mas não tinha mais clima para conversa. O SMS é bom para isso. Você fala e desaparece", diz Denise.

Recordes

É assim que as operadoras vêm registrando avanços recordes. Na Oi, o volume de SMS enviado cresceu 2,6 vezes em 2011 em relação ao ano anterior. Só em dezembro, mês com maior utilização do serviço no ano, foram 1,3 bilhão de mensagens enviadas. A Claro, que registrou avanço de 244% no serviço em 2011, diz que a receita avançou 40% em relação a anos anteriores. A Vivo também aposta. Fabio Freitas, diretor de VAS e Canal Online da operadora, diz que houve alta de 250% em 2011. O número é 70% maior em relação ao avanço registrado entre 2009 e 2010.

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