São Paulo - Os brasileiros gastam em média 7 horas e 49 minutos por mês trocando mensagens instantâneas no computador. Essa é uma das conclusões da pesquisa realizada pelo Ibope Nielsen Online sobre acesso à internet no Brasil. O tempo de utilização de aplicativos do tipo messenger cresceu 8% em julho na comparação com junho, ao passo que a quantidade de horas em sites de comunidades (redes sociais como Orkut e Facebook) aumentou em 15%, para 4 horas e 57 minutos por pessoa.
O estudo do Ibope Nielsen Online aponta ainda que o número de usuários ativos de internet cresceu 10% de um mês para outro 36,4 milhões de pessoas acessaram a web no trabalho e em suas residências em julho.
O tempo médio de navegação por mês é de 71 horas e 30 minutos, o que inclui não só visitas a páginas (48 horas e 26 minutos), como também o uso de aplicativos on-line, como e-mails, tocadores de música, programas de download e voz sobre IP. O Brasil lidera o ranking mundial, à frente dos Estados Unidos, com 67 horas e 33 minutos, e o Reino Unido, com 59 horas e 56 minutos.
No Brasil, o número de pessoas que moram em domicílios em que há a presença de computador com internet é de 40,2 milhões. Considerando indivíduos acima de 16 anos com posse de telefone fixo ou móvel, o instituto passou a indicar a existência de 64,8 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan houses, bibliotecas e telecentros).



