Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Caso Master

BRB entrega plano de recuperação de capital sem valores definidos ao BC

Banco de Brasília (BRB) pode precisar de aporte do governo do Distrito Federal em razão de prejuízo com Banco Master
Banco de Brasília (BRB) pode precisar de aporte do governo do Distrito Federal em razão de prejuízo com Banco MasterO acordo previa que o BRB, uma sociedade de capital e controlada majoritariamente pelo Governo do Distrito Federal (GDF). (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O Banco de Brasília (BRB) informou ter entregado ao Banco Central (BC), na tarde desta sexta-feira (6), um plano de recuperação do seu capital. O BRB destacou que “eventuais valores” só serão definidos após a conclusão das investigações.

A iniciativa é um desdobramento do envolvimento do banco na fraude financeira que levou à liquidação do Master, que ocorreu após um aporte bilionário em títulos “podres” (sem lastro real) na instituição financeira liquidada pelas autoridades regulatórias.

VEJA TAMBÉM:

O documento foi entregue pelo presidente do banco, Nelson de Souza, em reunião que contou também com a participação do Secretário de Economia do DF, Daniel Izaias, que reforçou o compromisso do Governo do Distrito Federal (GDF) — acionista controlador — com as medidas necessárias para garantir a operacionalidade da instituição.

Entregue pelo BRB ao órgão regulador, o plano apresenta um conjunto de ações preventivas para a recomposição de capital, que deverão ser adotadas em até 180 dias, caso seja comprovada a necessidade de aporte por parte do GDF.

Inquérito da PF

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar os negócios entre o BRB e o Banco Master descobertos durante a apuração da Operação Compliance Zero, deflagrada no ano passado e que levou o banqueiro Daniel Vorcardo, dono do banco privado liquidado, à prisão. A autoridade pretende apurar a suspeita de gestão fraudulenta na venda de carteiras de crédito sem lastro por R$ 12,2 bilhões.

Em uma nota divulgada mais cedo, o BRB informou que “encontrou achados relevantes” na primeira fase do relatório preliminar elaborado por uma auditoria independente contratada pela própria instituição. O banco destacou que decidiu compartilhar essas informações com as autoridades para colaborar com as investigações.

O BRB disse em janeiro que um "eventual aporte" em dinheiro GDF não teria impacto no orçamento de políticas públicas. O BRB teve prejuízos com o escândalo do Banco Master, da qual se tornou credor, e pode precisar de recursos públicos para cobrir este rombo.

O BRB afirmou estudar “mecanismos” para vender ativos recuperados do Banco Master, o que, de acordo com a instituição, contribuiria para o “fortalecimento” do patrimônio do banco.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.