Supermercado
Alimentos puxaram alta na inflação| Foto: Daniel Castellano/Arquivo/Gazeta do Povo

O grupo Alimentação e bebidas saiu de uma elevação de 1,93% em outubro para um avanço de 2,54% em novembro, dentro do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse sentido, a inflação oficial do país avançou 0,89% em novembro, ante 0,86% em outubro. O resultado é o maior para novembro desde 2015.

"A aceleração (do IPCA) nos últimos meses foi muito em função dos preços dos alimentos", disse Pedro Kislanov, gerente do Sistema Nacional de Índices de Preços do IBGE. Segundo Kislanov, houve uma disseminação maior de produtos alimentícios com aumento de preços. O índice de difusão dos produtos alimentícios subiu de 73% em outubro para 80% em novembro.

Os alimentos para consumo no domicílio subiram 3,33% em novembro, enquanto as carnes ficaram 6,54% mais caras, item de maior impacto sobre o IPCA do mês, uma contribuição de 0,18 ponto porcentual. A batata-inglesa, por outro lado, aumentou 29,65%, a quarta maior pressão sobre a inflação, 0,05 ponto porcentual, seguido pelo tomate, com aumento de 18,45% e impacto de 0,05 ponto porcentual. As famílias também pagaram mais pelo arroz (6,28%) e pelo óleo de soja (9,24%).