PIB
Estimativa da FGV aponta que a soja impulsionou o desempenho da agropeciária no PIB no primeiro trimestre deste ano.| Foto: Michel Willian/arquivo Gazeta do Povo

A atividade econômica brasileira pode ter tido um crescimento de 1,6% no primeiro trimestre deste ano na comparação com os três últimos meses de 2022, estima o Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas publicado na manhã desta segunda (22). O desempenho positivo se deu por conta principalmente da agropecuária, com destaque para a soja, com uma alta de 10,9% (veja na íntegra).

“Além disso, destaca-se também o desempenho positivo dos serviços com crescimento em praticamente todas as suas atividades, o que sinaliza certa resiliência deste setor no início de 2023”, explica Juliana Trece, coordenadora da pesquisa.

No entanto, de acordo com ela, o crescimento da agropecuária foi bastante concentrado e “não deve se manter neste ritmo ao longo do ano”. O consumo das famílias teve uma alta de 4,7% e as exportações cresceram 5,7% no período.

O Monitor indicou, ainda, que o acumulado do PIB no primeiro trimestre tenha sido de R$ 2,830 trilhões. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 3,6%.