Setor elétrico
Linhas de transmissão de energia elétrica.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pediu ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que reduza a geração de energia por termelétricas, após grandes hidrelétricas jogarem água fora sem produzir energia. As usinas Belo Monte e Tucuruí, no Pará, e Sobradinho, na Bahia, têm realizado o vertimento turbinável devido aos limites de escoamento de produção de eletricidade no Norte/Nordeste para o centro-sul do país.

O vertimento turbinável ocorre quando uma hidrelétrica joga água rio abaixo sem passar pelas turbinas, sem gerar energia. Essas usinas são responsáveis por 20% da capacidade de geração hidrelétrica no país. Os superintendentes da Aneel encaminharam um ofício ao ONS formalizando o pedido. No documento, eles defendem a redução da geração de energia da termelétrica, que é mais cara, para reduzir o impacto para todos os consumidores, segundo o jornal O Globo.

Os técnicos citam que há uma "concorrência dessa geração hidráulica com o despacho termelétrico antecipado" da termelétrica de Sergipe, que tira espaço das hidrelétricas nas linhas de transmissão. A termelétrica Porto de Sergipe custa R$ 12,6 milhões por dia, R$ 378 milhões por mês. Aneel pede ao ONS a redução da geração dessa termelétrica sem a compensação de usinas do mesmo tipo no Sudeste do país.