JBS teve 7 plantas afetadas pela decisão da Arábia Saudita
JBS teve 7 plantas afetadas pela decisão da Arábia Saudita| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A Arábia Saudita suspendeu as importações de carne de onze unidades brasileiras. Após o comunicado, o governo brasileiro pretende levar o caso à Organização Mundial do Comércio (OMC) caso se comprove a imposição de barreira indevida, conforme nota conjunta dos ministérios da Agricultura e Relações Exteriores divulgada na quinta (6).

"Não houve contato prévio das autoridades sauditas, tampouco apresentação de motivações ou justificativas que embasem as suspensões", disse o comunicado, citando que, até o momento, apenas o Brasil foi objeto de atualização da lista de exportadores de carne de aves. A Arábia é o segundo maior comprador de carne frango do Brasil. Das plantas afetadas, sete são do grupo JBS.

O comunicado da Saudi Food and Drug Authority (SFDA, na sigla em inglês), autoridade sanitária do governo saudita, revela que duas das unidades suspensas são da JBS Aves, em Passo Fundo (RS) e Montenegro (RS), e cinco são da Seara, em Brasília (DF), Campo Mourão (PR), Amparo (SP), Ipumirim (SC) e Caxias do Sul (RS).

Outras empresas afetadas são a Vibra Agroindustrial, com três unidades suspensas, e a Agroaraçá, com uma unidade.