A senadora Simone Tebet fala à imprensa.
A senadora Simone Tebet fala à imprensa.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), anunciou nesta quinta-feira (9) que o novo arcabouço fiscal irá “agradar a todos, inclusive ao mercado”. Porém, ela não deu mais detalhes sobre a proposta ou quando será apresentado. O anúncio foi feito aos jornalistas, no Palácio do Planalto, logo após a reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“O arcabouço fiscal que vai sair, atende os dois lados, o lado da preocupação em zerar o déficit fiscal do Brasil, que hoje se encontra em mais de R$230 bilhões, além da preocupação em estabilizar a dívida/PIB", disse Tebet. Ela também reforçou que a proposta atende uma determinação do presidente Lula. "Não podemos descuidar dos investimentos necessários para o Brasil voltar a crescer”, disse Simone Tebet.

De acordo com a ministra, o texto com todas as regras e os números será anunciado pelo Haddad, depois de ser apresentado ao presidente Lula. A expectativa da equipe econômica é que o novo arcabouço seja apresentado antes da próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), marcada para os dias 21 e 22 de março.