Sede do Banco Central em Brasília
Sede do Banco Central em Brasília| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central não tem recursos para pagar o salário dos servidores em março, se o Orçamento de 2021 não for aprovado até lá. Segundo O Globo, a conclusão é resultado de análises feitas por integrantes do Ministério da Economia. Nas Forças Armadas, a situação é parecida, já que os recursos para pagar os soldos dos militares acabam em abril.

Além da própria administração direta do ministério, o IBGE e o Ipea, só têm dinheiro para o pagamento dos servidores até março. O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos também pode não ter dinheiro a partir de maio.

O governo precisa que o Orçamento seja aprovado o mais rapidamente possível para evitar que os órgãos não consigam realizar os pagamentos. A dotação atual para o pagamento dos servidores ativos do Banco Central é de R$ 310,8 milhões. Desse total, R$ 142 milhões foram usados para pagar os salários de janeiro, e um valor semelhante deve ser necessário para fevereiro. Com isso, os técnicos da pasta acreditam que o recurso restante não é suficiente para quitar os salários na íntegra.

Uma regra orçamentária, prevista na Constituição, proíbe o governo de se endividar para pagar despesas correntes, como salários e aposentadorias. O novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que pretende viabilizar a aprovação do Orçamento de 2021 até março. A proposta ainda não foi analisada pelo Congresso e é cobrada pela equipe econômica.