O sócio suíço seria acionista majoritário, com 50,01% do negócio
O sócio suíço seria acionista majoritário, com 50,01% do negócio| Foto: Marcelo Elias/Gazeta do Povo

O Banco do Brasil e o banco suíço UBS informaram nesta segunda-feira, 23, a assinatura de um memorando de entendimento com a intenção de estabelecer uma joint venture. O objetivo seria atuar nas áreas de banco de investimento e corretora de valores no segmento institucional na América do Sul. Na mira dos eventuais sócios, estão os mercados do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai.

O objetivo da parceria é combinar a base de relacionamento do BB no país com as estruturas globais de execução e distribuição do UBS. O sócio suíço deve ser acionista majoritário, com 50,01% do negócio, que reunirá os ativos de ambos os bancos, conforme os termos e condições a serem definidos em acordo de associação. Mais números, contudo, ainda não foram divulgados.

De acordo com o documento, o estabelecimento efetivo da parceria depende da finalização das negociações entre as partes, da formalização de eventuais instrumentos vinculantes, bem como das aprovações internas e de todos os órgãos e instâncias competentes. A parceria gerou algumas críticas, como o fato de poder ser vista como o começo de uma privatização disfarçada.