Pix já é usado por 71% dos brasileiros, diz Febraban; aprovação entre os jovens é de 99%
| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (3) que houve vazamento de dados cadastrais relacionados com o Pix de clientes da instituição financeira Logbank Soluções em Pagamentos S/A. Segundo o BC, esses dados estão vinculados a 2.112 chaves Pix. Entre as informações vazadas estão: nomes de usuários, CPF, instituição de relacionamento e o número da conta. O vazamento teria ocorrido entre os dias 24 e 25 de janeiro.

Este é o terceiro vazamento de informações vinculadas ao Pix. O primeiro ocorreu no Banco do Estado de Sergipe S.A. (Banese), onde 414.526 chaves Pix e os dados cadastrais relacionados a elas foram expostos; e o segundo atingiu o Acesso Soluções de Pagamento S.A. (Acesso), que atingiu 160.147 chaves Pix. O BC afirmou que não houve exposição de dados sensíveis no caso do Logbank.

O BC informou que as pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas "exclusivamente por meio do aplicativo de sua instituição de relacionamento". A instituição ressaltou que mesmo com as informações vazadas "não é possível o acesso ao saldo ou lançamentos da conta ou a realização de pagamentos ou transferências".

No entanto, o BC ressaltou que os dados podem ser utilizados "para aplicação de golpes de engenharia social, como, por exemplo, o golpista tentar persuadir a vítima de que é um funcionário do banco para tentar obter as credenciais de senha do usuário". O Banco Central recomenda que os titulares dos dados expostos se mantenham alertas e reforcem medidas de segurança como: sempre suspeitar de mensagens SMS ou aplicativos de mensagens enviadas por números desconhecidos e nunca clicar em links enviados e jamais fornecer informações pessoais.