Itaipu
Tarifa de energia da Usina de Itaipu está em discussão há vários meses.| Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

O presidente Jair Bolsonaro se reunirá na segunda-feira (13) com o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez. O encontro, que será realizado na cidade de Carmelo Peralta, terá como principal tema a tarifa de energia da usina de Itaipu para 2022. O assunto vem sendo discutido há vários meses: o Paraguai pretende manter a tarifa de eletricidade para o ano que vem, enquanto o Brasil busca reduzir os preços.

O Paraguai compreende que sua posição de manter os preços pode beneficiar ambas as partes e, portanto, espera bons sinais de Bolsonaro. O Brasil, por sua vez, fundamenta sua posição em cláusulas do chamado Anexo C do tratado constitutivo de Itaipu, que estabelece a divisão da energia da barragem e que por sua vez deverá ser renegociada em 2023, quando completará 50 anos da assinatura do acordo.

Este anexo estabelece que cada país recebe 50% da energia e deve vender para o outro parceiro o que não utiliza. Porém, o Paraguai atende sua demanda com quase 10% da energia elétrica de Itaipu, então o restante fica no Brasil e a preços inferiores aos do mercado.