O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: José Dias/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez apelos nesta quinta-feira (5) para que a Petrobras não aumente o preço dos combustíveis no Brasil. Durante a live semanal, o mandatário afirmou, aos gritos, que os lucros registrados pela empresa são "um estupro", que beneficiam estrangeiros. As críticas do presidente foram feitas pouco antes da divulgação do resultado do primeiro trimestre da Petrobras, que teve lucro de R$ 44,561 bilhões, valor 3.718% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.

"O Brasil, se tiver mais um aumento [nos preços dos combustíveis] pode quebrar o Brasil. E o pessoal da Petrobras não entende, ou não quer entender. A gente sabe que tem leis. Mas a gente apela para a Petrobras que não aumente os preços", disse o chefe do Executivo. Bolsonaro afirmou ainda que a estatal pode "quebrar o Brasil" e "causar convulsão nacional" se subir o preço dos combustíveis.

"Sei que [a Petrobras] tem acionistas. Mas quem são os acionistas? Fundos de pensões dos Estados Unidos. Nós estamos bancando pensões gordas nos Estados Unidos. Petrobras, estamos em guerra. Petrobras, não aumente mais o preço dos combustíveis. O lucro de vocês é um estupro, é um absurdo. Vocês não podem aumentar mais os preços dos combustíveis", disse o presidente.