O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Marcos Corrêa/PR.

O presidente Jair Bolsonaro evitou responder uma pergunta sobre uma eventual nova troca de presidente da Petrobras ao dar entrevista coletiva na tarde deste domingo (15). "Pergunta para o Adolfo Sachsida", disse ele, citando o novo ministro de Minas e Energia.

O atual presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira, assumiu o cargo há cerca de um mês, depois que Bolsonaro se mostrou incomodado com os frequentes aumentos do preço dos combustíveis na gestão de seu antecessor, o general Joaquim Silva e Luna. Depois que a Petrobras anunciou um novo aumento de preço, na semana passada, Bolsonaro anunciou a troca do ministro de Minas e Energia. Sachsida substitui Bento Albuquerque.

"Pergunta para o Adolfo Sachsida. Ele é o ministro das Minas e Energia e trata disso", afirmou Bolsonaro. "O Sachsida e todos os ministros, desde o início, tem carta branca sem exceção [para fazer qualquer alteração]. Obviamente, qualquer mexida vai conversar comigo. Mas confio 100% no Sachsida e tenho certeza de que ele será um bom ministro. Assim como o Bento [Albuquerque] foi. Mas, por uma questão pessoal, pediu para sair”, ressaltou Bolsonaro.

O presidente também disse que a política de preços da Petrobras – atualmente ancorada no preço internacional do barril de petróleo – pode ser alterada se houver aprovação do conselho da empresa.

"A PPI [política de paridade de preços] não é uma lei, é uma resolução do conselho. Se o conselho achar que deve mudar, muda. Mas não pode a população como um todo sofrer essa barbaridade, porque atrelada ao preço dos combustíveis está a inflação", disse Bolsonaro. Ele acrescentou ainda que as petroleiras do mundo diminuíram suas margens de lucro, enquanto a Petrobras aumentou.