Jair Bolsonaro
Ao ser questionado se o governo já iniciou algum estudo no sentido de mudar essa política da Petrobras, Bolsonaro citou apenas a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o cálculo do ICMS.| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre a Petrobras na terça-feira (24), durante entrevista para o Portal Correio, da Paraíba. Na conversa, ele afirmou que não tem domínio sobre a empresa, mas que está buscando rever a paridade internacional de preços da estatal.

“É uma empresa também que eu não tenho domínio sobre ela, tem o seu aparelhamento. Ela busca o lucro. Tivemos problema sério no passado, além da corrupção, a questão da paridade com o preço internacional. Estamos buscando rever essa questão”, afirmou Bolsonaro. “Tudo o pessoal critica o governo. Agora a Petrobras em si. Ela entrega a gasolina a R$ 2,30 o litro. Como é que chega a R$ 7 no final da linha? É um assunto que sempre procuro debater com a sociedade para demonstrar onde está o problema. O pessoal cobra de mim uma solução, mas a solução parte de outros órgãos, não apenas eu”, disse.

Ao ser questionado se o governo já iniciou algum estudo no sentido de mudar essa política da Petrobras, Bolsonaro citou apenas a ação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o cálculo do ICMS. “Nós temos uma ação no Supremo, já está indo para quatro meses, a gente lamenta ter demorado tanto assim, nós queremos regulamentar um dispositivo de uma emenda constitucional de 2001, para definir o valor do ICMS. O ICMS hoje em dia incide sobre o preço final da bomba. Isso tá errado” afirmou o presidente.

Ontem o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, participou de uma audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e falou sobre a proposta de criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis, afirmando que essa é uma decisão “de política pública” e que os dividendos pagos pela empresa à União “podem contribuir muito com essa decisão.”