jair-bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Sergio Lima/AFP

O presidente Jair Bolsonaro informou na última quinta-feira (29), em transmissão ao vivo nas redes sociais, que deve reeditar o decreto para a inclusão de unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). O texto previa estudos "de parcerias com a iniciativa privada para a construção, a modernização e a operação de unidades básicas de saúde".

"Tivemos um probleminha ontem, um decreto sobre o SUS, que não tinha nada a ver com privatização. Mas lamentavelmente grande parte da mídia fez um carnaval em cima disso, 'vai privatizar o SUS, o pobre não vai poder ser atendido pelo SUS'. Revoguei o decreto, fiz uma nota explicando o que era o decreto, dizendo que nos próximos dias poderemos reeditar o decreto, o que deve acontecer na semana que vem", explicou.

O governo publicou o decreto na segunda (26) mas recuou dois dias depois, após forte pressão da oposição e das redes sociais. Na linha de frente do PPI, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que "jamais esteve sob análise privatizar o SUS".