OCDE
Ministros Carlos França (Relações Exteriores), Ciro Nogueira (Casa Civil) e Paulo Guedes (Economia) falam sobre a aprovação do convite pela OCDE| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O conselho da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovou nesta terça-feira (25), em Paris, um convite para que o Brasil inicie as negociações para se integrar à instituição. Outros cinco países também foram contemplados: Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia.

"Antes de qualquer convite para ingressar na organização como membros, serão necessárias mudanças na legislação, na política e nas práticas adotadas dos países candidatos para alinhá-los com os padrões e melhores práticas da OCDE, servindo assim como um poderoso catalisador da reforma", disse a instituição, sobre a abertura das negociações.

A OCDE inclui 38 países e é chamada de "clube dos ricos" por ser formada, em sua maioria, por nações de economia desenvolvida. A previsão é que a adesão efetiva do Brasil ocorra em um prazo de três a cinco anos. “ Esse processo de acesso à OCDE é o reconhecimento de que nós somos um grande país. Nós já estávamos como uma grande potência emergente nos BRICS, estávamos no G20, mas faltava essa dimensão, que estávamos perseguindo há muito tempo”, disse o ministro da Economia, Paulo Guedes, que falou sobre a aprovação do convite em coletiva de imprensa ao lado dos ministros Carlos França, das Relações Exteriores, e Ciro Nogueira, da Casa Civil.