Caixa: caminhoneiros autônomos terão linha de crédito com taxa de juros a partir de 1,99%.
Caixa: caminhoneiros autônomos terão linha de crédito com taxa de juros a partir de 1,99%.| Foto: Pixabay

A Caixa Econômica Federal lançou nesta sexta-feira (4) a linha de crédito "Giro Caixa Transporte", voltada a caminhoneiros autônomos e exclusiva para antecipação do pagamento de custos de frete, com taxas de juros a partir de 1,99% ao mês. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a medida.

"O que anunciamos é extraordinário. Antes, estes caminhoneiros, como não tinham esse recebível, tomavam dinheiro a 10%, 15% ou 20% ao mês. Quando começam a tomar a partir de 1,99% acontece o que chamamos em economia de 'efeito renda'. Quem aguenta pagar 10% ao mês?", afirmou Pedro Guimarães, presidente da Caixa, durante o evento.

"O caminhoneiro tinha [o recurso para o] frete, mas não tinha, necessariamente, antes de entregar a carga. Então, até pra colocar diesel precisava pegar emprestado. Essa é uma ideia brilhante da [pasta da] Economia, [do Ministério da] Infraestrutura e do presidente [Jair Bolsonaro]", disse Guimarães. "A Caixa antecipa esse recurso com inadimplência próxima a zero e a taxa fica 90% menor.

Com a nova linha, as empresas que contratam serviço de frete a prazo poderão solicitar ao banco que antecipe seu pagamento diretamente para o transportador autônomo, que receberá o valor à vista por meio de crédito em conta da Caixa.

Também participaram do evento o presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ministros Paulo Guedes (Economia) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), além do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida.