Vaca louca
Ministério da Agricultura diz que resultado de exames para caso do “mal da vaca louca” foi confirmado como atípico e isolado.| Foto: Wenderson Araújo/CNA

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou, na noite desta quinta (2), que o caso de “mal da vaca louca” em um animal do Pará foi considerado atípico pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Segundo o órgão, foi um caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) detectado no município de Marabá (PA) do tipo H.

Com o resultado confirmado, o ministro Carlos Fávaro comunicou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e encaminhou as informações no sistema da OMSA e às autoridades chinesas (veja íntegra)

“Recebemos agora à noite [quinta] a confirmação do laboratório de referência que o caso de EEB registrado no Pará é atípico. Comuniquei imediatamente o presidente Lula e estamos inserindo as informações no sistema para o comunicado oficial à Organização Mundial de Saúde Animal”, disse Fávaro em uma postagem no Twitter.

O Mapa afirma que trabalha agora para retomar as exportações de carne bovina brasileira o mais breve possível. O caso do “mal da vaca louca” foi registrado em um único animal de nove anos de idade de “causas naturais”, diz, e que “todas as providências sanitárias [foram] adotadas prontamente”.