A certificação e o embarque de carne bovina brasileira para a China serão normalizados e podem ser retomados já a partir de hoje.
A certificação e o embarque de carne bovina brasileira para a China serão normalizados e podem ser retomados já a partir de hoje.| Foto: Divulgação/Abiec

A China encerrou o embargo que já durava mais de três meses e retomará a importação de carne bovina brasileira. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu nesta quarta-feira (15) a informação da administração aduaneira da China sobre a liberação das exportações. Com isso, a certificação e o embarque da proteína animal serão normalizados e podem ser retomados já a partir de hoje.

As exportações para o país asiático estavam suspensas desde o dia 4 de setembro, quando o Brasil identificou e comunicou dois casos atípicos do “mal da vaca louca” – chamada oficialmente de encefalopatia espongiforme bovina (EEB) - registrados em Nova Canaã do Norte (MT) e em Belo Horizonte (MG). Em novembro a China já havia liberado alguns lotes de carne bovina brasileira que receberam a certificação sanitária nacional até o dia 4 de setembro de 2021, antes do embargo oficial entrar em vigor.