Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Risco fitossanitário

China alerta sobre indícios de fraude em pacotes com sementes enviadas ao Brasil

China vê indício de fraude em envio de pacotes com sementes
Agricultores de estados norte-americanos também receberam, sem terem solicitado, pacotes com sementes vindos da China (Foto: Reprodução/Washington State Department of Agriculture)

Ouça este conteúdo

A Embaixada da China em Brasília alertou nesta quinta-feira (1) sobre indícios de fraude verificados em pacotes com sementes de plantas, cuja origem é suspeita, enviados ao Brasil pelos correios. "Uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados", afirmou a representação diplomática da China, em nota oficial. Ao menos 36 pacotes não solicitados já chegaram a endereços de 17 estados e do DF, de acordo com o governo federal. Amostras estão em análise no Laboratório de Defesa Agropecuária uma vez que o país tem restrições e até proibições quanto à importação de sementes pelos correios, para garantir a segurança fitossanitária. O governo chinês se disse disposto a "cooperar com a investigação de autoridades brasileiras". O Ministério da Agricultura pede que cidadãos entreguem as sementes nas unidades do Mapa ou em órgãos dos governos estaduais. A recomendação é para que o material não seja plantado ou descartado pois ainda não é possível apontar riscos envolvidos. Nos EUA, onde pacotes também chegaram, o Departamento de Agricultura trabalha com a possibilidade de "brushing". A fraude se trata, essencialmente, do envio de mercadorias não solicitadas com o objetivo de registrar compras falsas. Até agora não foram encontrados sinais de tentativas de bioterrorismo ou contaminação.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.