A Petrobrás terá que decidir se repassa o aumento no preço dos combustíveis para o consumidor
A Petrobrás terá que decidir se repassa o aumento no preço dos combustíveis para o consumidor| Foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP

As ações da Petrobras chegaram a valorizar 5% na abertura do pregão desta segunda-feira, 16. A alta já era esperada principalmente por conta do ataque sofrido por duas unidades de processamento no centro da indústria petrolífera na Arábia Saudita durante o fim de semana. O evento elevou o preço da petróleo em até 19% em mercados asiáticos nesta segunda, a maior intradiária desde a Guerra do Golfo.

Por volta das 12h, o petróleo WTI subia 11,55%, a US$ 61,11 o barril. Com o aumento, a Petrobras pode ser forçada a acompanhar o cenário externo e ter que elevar os preços do diesel e da gasolina no Brasil. A estatal espera restaurar o mais rápido possível cerca de um terço da produção interrompida pelo ataque. Para conter os efeitos do desabastecimento, já que a área atacada representa cerca de 5% da oferta mundial, a Arábia Saudita e os EUA autorizaram o uso de estoques de emergência.