O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, é operado pela concessionária RIOGaleão há pouco mais de oito anos.
O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, é operado pela concessionária RIOGaleão há pouco mais de oito anos.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Changi Airports, empresa de Singapura que controla o aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro, protocolou nesta quinta-feira (10) um pedido de devolução da concessão na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeroporto foi concedido à iniciativa privada em 2013 e o prazo do contrato iria até 2039. A empresa asiática citou os impactos da crise da economia e da pandemia de Covid-19 no setor de aviação.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, é operado pela concessionária RIOGaleão há pouco mais de oito anos. Em novembro de 2013, o terminal foi leiloado por R$ 19 bilhões, com ágio de 294%. A concessionária é controlada pela Changi, que tem 51%, e pela Infraero, que tem os 49% restantes. A empresa continuará operando o aeroporto até que outro responsável seja definido.

Após o anúncio, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, adiou o leilão do Aeroporto Santos Dumont. Agora, os dois terminais serão licitados em conjunto. O ministro estima que os aeroportos sejam concedidos no segundo semestre de 2023 para o mesmo operador.