O eventual congelamento temporário de preços pela Petrobras está sendo avaliado por Bolsonaro e pela equipe econômica.
O eventual congelamento temporário de preços pela Petrobras está sendo avaliado por Bolsonaro e pela equipe econômica.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e ex-diretor da Petrobras, Eberaldo de Almeida, afirmou nesta terça-feira (8) que o congelamento de preços dos combustíveis no país custaria de R$ 180 bilhões a R$ 200 bilhões se durasse todo o ano de 2022. Almeida se reuniu com deputados e senadores da Frente Parlamentar do Empreendedorismo para discutir o tema, informou o Estadão/Broadcast.

A frente, que reúne 207 parlamentares, é contra o congelamento de preços e a criação de um fundo de estabilização, com recursos do Tesouro. Parte dos deputados e senadores presentes na reunião preferem iniciativas baseadas na redução de impostos federais e estaduais cobrados dos combustíveis para conter a alta.

"Qualquer coisa que não seja um subsídio direto do governo, conjuntural, vai desarrumar a economia e o que vamos viver é um retrocesso do processo porque os investimentos fogem", disse Almeida após a reunião. O eventual congelamento temporário de preços pela Petrobras está sendo avaliado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pela equipe econômica. Já a Petrobras e integrantes do governo defendem um subsídio direto bancado com dividendos que a União tem a receber do lucro da própria estatal.