juros
Copom/BC divulgou ata da reunião em que justifica manutenção do atual nível de juros| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou na manhã desta terça (27), a ata da reunião da semana anterior em que decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. O documento reforçou, segundo o Bradesco, a tese de que os juros devem seguir elevados por um período longo.

Segundo o economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale, a ata destacou as condições para o comitê entregar a política monetária que é esperada pelo mercado e não uma trajetória com juros maiores do que 13,75% ao ano, que foram mantidos na reunião da semana passada.

Três fatores devem influenciar na manutenção da taxa de juros: a evolução da atividade econômica, a dinâmica da inflação de serviços e as expectativas de inflação para 2024, que vem subindo de acordo com a pesquisa Focus. Ele também lembra que as perspectivas fiscais domésticas permanecem incertas e podem se tornar uma fonte de pressões inflacionárias adicionais à frente.

“O Copom deixou claro que a discussão hoje é se a atual postura monetária está apertada o suficiente. Se necessário, o Copom poderia retomar a alta de juros ou manter nos níveis atuais por mais tempo do que o esperado pelos agentes de mercado”, diz o economista-chefe.