O ex-ministro Fernando Haddad é cotado para assumir o Ministério da Fazenda.
O ex-ministro Fernando Haddad é cotado para assumir o Ministério da Fazenda.| Foto: Pedro França/Agência Senado.

O ex-ministro Fernando Haddad (PT) afirmou nesta segunda-feira (28) que foi convidado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar do grupo de economia da transição de governo. Cotado para assumir o comando do Ministério da Fazenda, Haddad disse que irá atuar no grupo como um "colaborador". Ele evitou falar sobre um possível convite de Lula para o ministério.

"Fui convidado para participar das reuniões, a partir de amanhã [terça, 29] à tarde, para começar a conversar com os grupos de economistas da transição. Vou ter uma conversa com o Guilherme Mello amanhã à tarde, vou ter um café da manhã com o Gabriel Galípolo, devo encontrar o Nelson Barbosa. Estou autorizado pelo presidente a interagir com os integrantes do grupo de economia", afirmou a jornalistas.

Haddad evitou comentar sobre a PEC fura-teto, protocolada nesta tarde no Senado. "Não posso comentar o texto da PEC porque eu sequer conheço. Eu soube pela imprensa que ele foi apresentado, não participei da elaboração do texto, não participei da redação do texto", pontuou.

"Eu não vou emitir opinião porque eu vou me reunir a partir de amanhã com alguns integrantes do grupo de economia. E obviamente, como é uma decisão que cabe ao governo, que vai compor a sua equipe, eu estou aqui na condição de colaborador. Para dar opiniões sobre como eu acho que deve ser conduzido esse assunto. Mas vou fazer isso reservadamente", completou.

Na última sexta (25), Haddad participou do almoço de fim de ano organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo, como representante de Lula. No evento, o ex-ministro ressaltou que a reforma tributária será prioridade no novo governo.