Atividades autorizadas aos domingos e feriados
O número de empregados com carteira assinada no setor privado teve um avanço de 2,1% no segundo trimestre de 2021.| Foto: Albari Rosa/ Arquivo/ Gazeta do Povo

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 14,1% no segundo trimestre deste ano, uma redução de 0,6% em relação ao primeiro trimestre, mas ainda assim atinge 14,4 milhões de brasileiros, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta terça-feira (31) pelo IBGE.

Segundo o instituto, a redução foi influenciada pelo aumento no número de pessoas ocupadas, que teve um crescimento  de 2,5% no período. O número de empregados com carteira assinada no setor privado teve um avanço de 2,1% no segundo trimestre de 2021, chegando a 30,2 milhões de trabalhadores. Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, esse contingente ficou estável, mas interrompeu quatro trimestres sucessivos de quedas, diz o IBGE.

“O crescimento da ocupação ocorreu em várias formas de trabalho. Até então vínhamos observando aumentos no trabalho por conta própria e no emprego sem carteira assinada, mas pouca movimentação do emprego com carteira. No segundo trimestre, porém, houve um movimento positivo, com crescimento de 618 mil pessoas a mais no contingente de empregados com carteira”, afirma o analista da pesquisa, Adriana Beringuy.