Lula Dilma
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Os conselheiros do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido como Banco dos Brics, elegeram a ex-presidente brasileira Dilma Rousseff (PT) como nova mandatária da instituição nesta sexta (24). A eleição se deu por unanimidade após o fim da gestão de Marcos Troyjo, que anunciou a renúncia ao cargo, no começo de março.

“Em 24 de março de 2023, o Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) elegeu por unanimidade a Sra. Dilma Vana Rousseff como Presidente do Banco, com vigência imediata, em total conformidade com o Contrato Social do Novo Banco de Desenvolvimento e os procedimentos de eleição do Presidente”, disse o banco em nota (veja na íntegra).

O NDB destacou, ainda, que Dilma participou do acordo que criou a instituição em 2014, ampliando a cooperação com vários países da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.

Ao assumir a presidência do NDB para completar a gestão brasileira até 2025, Dilma vai se mudar para Xangai e ganhará um salário em torno de US$ 500 mil ao ano (R$ 2,6 milhões), entre outros benefícios. A indicação da ex-presidente ao banco foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em meados de fevereiro.