O ministro da Economia, Paulo Guedes.
O ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (18) que o dólar alto, acima do nível de equilíbrio, estimula os investimentos no Brasil. Segundo ele, empresas estrangeiras que investirem no país podem ter ganhos extras com a desvalorização da moeda.

Em evento promovido pela Secretaria de Política Econômica da pasta, Guedes atribuiu a alta da meda norte-americana ao clima político e a ruídos externos. “O dólar foi lá em cima por causa desse barulho político, incerteza, briga, confusão. Os fundamentos econômicos estão sólidos, estão aí os gatilhos fiscais, os marcos regulatórios, o Banco Central independente, o déficit em queda”, afirmou.

Ainda segundo o ministro, "quem entrar agora [com investimentos no país] tem uma margem adicional de ganho. Além do que vai ganhar no projeto em si, [a empresa] está entrando com um dólar favorável, que está acima da taxa de equilíbrio”, completou Guedes.

Estimativas recentes do Ministério da Economia apontam que o Brasil deve receber R$ 500 bilhões em investimentos privados nos próximos anos. As informações são da Agência Brasil.