Economia de energia
Desconto na conta de luz para quem reduzir o consumo de energia residencial deve valer a partir de setembro.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou nesta quarta-feira (25) que a partir do dia 1º de setembro os consumidores residenciais do país poderão participar de um programa de redução voluntária do consumo de energia. As regras devem ser divulgadas nos próximos dias, mas já se sabe que o governo dará descontos na conta de luz para aqueles consumidores que promoverem redução no consumo.

A expectativa do governo federal é por evitar o acionamento de usinas térmicas com custo acima de R$ 2 mil/MWh com as medidas de racionamento voluntário. Além desta medida voltada aos pequenos consumidores, o governo federal divulgou normas para um programa voltado a grandes consumidores, com o objetivo de aliviar a pressão sobre o sistema durante os horários de pico. As ações são resposta à atual crise energética, provocada pela escassez história que mantém em baixa os níveis dos reservatórios de hidrelétricas e tem empurrado o país para gerações mais caras para evitar o desabastecimento.

Até o momento medidas compulsórias só foram adotadas junto à própria administração pública. Em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, ficou determinada a redução entre 10% e 20% no consumo de energia no setor público entre os meses de setembro e abril próximo.