A pandemia do novo coronavírus causou impactos profundos na economia brasileira.
Indústria vê risco de recessão em 2022, após alta da taxa Selic.| Foto: Marcelo Andrade/Arquivo/Gazeta do Povo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) afirmou nesta quarta-feira (27) que a elevação da taxa Selic para 7,75% ao ano foi excessiva e aumenta o risco de recessão econômica em 2022. O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central elevou nesta tarde a taxa básica de juros pela sexta vez consecutiva. Em nota, o presidente da CNI, Robson Andrade, informou que a decisão prejudica a retomada do emprego e a recuperação da economia.

A entidade considera que o BC poderia não ter acelerado o ritmo de reajuste, porque existe uma defasagem e os efeitos dos aumentos nos últimos meses sobre a inflação começam a ser sentidos. Para Andrade, aumentam as chances de recessão em 2022 devido ao impacto negativo dos juros mais altos sobre o crédito para os consumidores e as empresas.

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) acredita que o aumento da Selic trará custos maiores para o comércio e para o setor produtivo em geral. A associação cobrou a resolução do impasse entre o governo federal e o Congresso em torno da situação fiscal, o que contribuiria para a valorização do real e a queda dos preços.

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) também considerou o aumento excessivo e "precipitado" para o momento. A federação defendeu que a aprovação das reformas administrativa e tributária se faz "inadiável e inegociável". Com informações da Agência Brasil.