Fod Bahia BYD
Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), diz que Lula negocia com a montadora chinesa BYD a retomada da fábrica da Ford em Camaçari.| Foto: BYD/divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou nesta segunda (27) que negocia com a montadora chinesa BYD a retomada da antiga fábrica da Ford em Camaçari, desativada em 2021. A informação foi dada em uma postagem no Twitter após o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, adiantar a negociação.

Marinho disse no sábado (25) que o governo estaria negociando a “retomada da Ford na Bahia, com isso, reaquecendo importantes polos industriais do Nordeste”, mas sem citar nominalmente a BYD.

A confirmação veio no domingo (26) e foi reforçada nesta segunda (27) pelo governador petista. De acordo com ele, a conclusão das negociações deve ocorrer durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à China, no final do mês de março.

“Ontem [domingo, 26] comentei aqui que, na viagem de Lula à China, um dos assuntos pode ser a negociação do uso da antiga fábrica da Ford, em Camaçari, para a produção de carros elétricos. Esse é, com certeza, um sinal positivo para a retomada econômica da nossa Bahia. [...] A retomada de uma atividade industrial aqui será um ganho para a Bahia e para o Nordeste”, disse.

Rodrigues afirmou que o encerramento das operações da Ford na fábrica de Camaçari “acabou com quase 5 mil vagas de emprego”, afetando a geração de empregos e recursos para o estado. Além da cidade baiana, a montadora também suspendeu as atividades nas plantas de Taubaté (SP) e da Troller em Horizonte (CE), alegando que a pandemia da Covid-19 ampliou a “persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas”, disse na época.

Em meados de outubro do ano passado, o então governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse nas redes sociais que havia assinado um protocolo de intenções com a BYD para a instalação de três fábricas veículos elétricos no estado. A montadora confirmou o documento, mas afirmou que ainda havia pendências em análise.