O presidente da Fiesp, Josué Gomes, articula o movimento pela democracia da entidade.
O presidente da Fiesp, Josué Gomes, articula o movimento pela democracia da entidade.| Foto: Pedro França/Agência Senado.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) confirmou nesta quarta-feira (27) que irá assinar o manifesto em defesa da democracia que está sendo preparado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), chamado “Em Defesa da Democracia e da Justiça”.

O documento não é o mesmo encabeçado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) intitulado "Carta aos Brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito" divulgado nesta terça (26). Os dois textos fazem parte do movimento que será realizado no dia 11 de agosto, na USP.

O manifesto da Fiesp em defesa da democracia e do sistema eleitoral pretende se antecipar aos atos de 7 de Setembro. "A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), no âmbito de sua governança interna, por maioria, deliberou por subscrever documento encaminhado à entidade pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), intitulado 'Em Defesa da Democracia e da Justiça'", disse a Febraban em nota.