Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pior índice da década

Fed culpa “incertezas comerciais” por baixo desempenho da indústria nos EUA

O representante do Fed ponderou que há apenas um indicador, sendo necessário aguardar por mais dados (Foto: Bigstock)

O anúncio de que a indústria dos Estados Unidos teve o pior desempenho em uma década fez com que o Federal Reserve, o banco central do país, se manifestasse publicamente nesta quinta-feira, 3. Segundo o presidente da distrital de Chicago, Charles Evans, a fraqueza de indicadores de produção manufatureira se deve, em grande parte, a incertezas sobre o cenário comercial.

Segundo ele, as desconfianças causaram redução dos investimentos das empresas. "Há muitas preocupações sobre efeitos de incertezas sobre as cadeias produtivas", afirmou à Bloomberg News. Ainda assim, ele destacou que os gastos dos consumidores têm tido bom desempenho e que o crescimento econômico está em níveis razoáveis.

Para Evans, a política monetária do Fed está bem posicionada, caso sejam necessários "ajustes modestos" contra obstáculos à economia. Ele avalia que os dois cortes de juros realizados em 2019 foram medidas de "gerenciamento de riscos" diante do aumento de incertezas e que o encontro de outubro da autoridade monetária será feito "com a mente aberta".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.