Leilão do 5G
Empresa desistiu de faixa adquirida na semana passada durante o leilão do 5G. Edital prevê multa de 10% sobre a oferta.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou nesta segunda-feira (8) que uma das vencedoras do leilão do 5G, realizado na semana passada, desistiu do lote arrematado e será multada conforme previsto em edital. À reguladora, a Fly Link informou "desinteresse no lote arrematado, objeto da faixa de 26 MHz, por não ter arrematado outros lotes que complementariam o seu modelo de negócios".

Ainda segundo a Anatel, a desistência de participação da proponente em qualquer dos lotes implica a execução da Garantia de Manutenção da Proposta e aplicação de multa de 10% sobre o preço ofertado em sua proposta vencedora. O lance vitorioso feito na ocasião foi de R$ 900 mil. A partir de agora o lote em questão, de número H42, é considerado deserto.

Apesar da desistência, a avaliação da Anatel é de que não há prejuízo para o certame.

Sem a Fly Link, diminui para cinco a quantidade de empresas que entraram no mercado de telefonia móvel como operadoras a partir do resultado do leilão. Adquiriram lotes de operação do 5G as empresas Winity, Brisanet, Consórcio 5G Sul, Neko e Cloud2you além das já estabelecidas Claro, Vivo, TIM, Sercomtel e Algar Telecom.