Com a fusão, é possível que os clientes Nextel acabem se beneficiando dos pacotes Claro
Com a fusão, é possível que os clientes Nextel acabem se beneficiando dos pacotes Claro| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição do controle da Nextel Holdings pela América Móvil, dona da operadora Claro. A decisão consta de despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 9.

Nextel e América Móvil informaram ao Cade que "a integração entre as plataformas possibilitará que a Claro aumente a oferta de seus serviços nos mercados afetados, estimulando a inclusão digital”. Além disso, espera-se que a aquisição de ativos da Nextel Brasil também promova o melhor atendimento da crescente demanda e preferência dos consumidores pelo consumo de dados móveis.

O anúncio da compra da Nextel pela mexicana América Móvil foi feito em março, pelo valor de US$ 905 milhões (R$ 3,47 bilhões). Embora tenha participação de 1,5% no mercado, a aquisição é considerada estratégica por causa dos espectros - licença de uso de frequência - de propriedade da empresa, sobretudo em São Paulo. Agora que foi aprovada pelo Cade, a transação depende da aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).