Mercado financeiro reagiu negativamente às declarações do presidente eleito Lula (PT) contra a estabilidade fiscal e o teto de gastos.
Mercado financeiro reagiu negativamente às declarações do presidente eleito Lula (PT) contra a estabilidade fiscal e o teto de gastos.| Foto: Bigstock

A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), declarou nesta sexta-feira (11) que estranhou a reação negativa do mercado financeiro após as declarações do presidente eleito Lula, que ontem afirmou que as pessoas não deveriam sofrer para garantir “a tal da estabilidade fiscal”, criticando o teto de gastos e as metas de superávit. Segundo a parlamentar, o mercado conhece Lula e, por essa razão, não precisa se preocupar.

“Recebemos com espanto (a reação do mercado), não sei o que o presidente Lula falou que pudesse fazer uma variação tão grande no sentimento do mercado. Aliás, hoje, todos os indicadores, como o dólar, já voltaram à normalidade”, afirmou Gleisi, durante conversa com jornalistas, logo após a primeira reunião do conselho político da equipe de transição do governo.

“Na última semana antes do segundo turno, o auxílio de R$ 600, o reajuste do salário mínimo, o Farmácia Popular, essas foram propostas apresentadas pelos dois candidatos. Podemos dizer, com muita tranqüilidade, que 100% dos eleitores que votaram (em Lula) para presidente aprovaram isso (as medidas)”.

“O mercado não tem com o que se preocupar, conhece bem Lula, sabe como ele trabalha com as finanças públicas, a responsabilidade que tem. E também conhece o compromisso social que tem, ele falou disso a campanha inteira: acabar com a fome, gerar emprego, fazer desenvolvimento social. Então, por que o espanto?” questionou a deputada.