O Google tem sido alvo de diversas sanções e multas impostas pelo governo russo em razão da divulgação de conteúdos que são considerados ilegais no país.
O Google tem sido alvo de diversas sanções e multas impostas pelo governo russo em razão da divulgação de conteúdos que são considerados ilegais no país.| Foto: Pixabay

A subsidiária do Google decretou insolvência na Rússia após ter suas contas bancárias bloqueadas pelo governo local, o que impediu o funcionamento da empresa no país. As informações foram reveladas nesta quarta-feira (18) pela agência de notícias Reuters.

"O confisco pelas autoridades russas da conta bancária do Google Rússia tornou insustentável o funcionamento de nosso escritório na Rússia, incluindo empregar e pagar funcionários, pagar fornecedores e vendedores e cumprir outras obrigações financeiras", afirmou um porta-voz do Google à Reuters. A empresa enviou um comunicado ao Fedresurs, sistema de registros oficiais da Rússia, afirmando que não consegue mais cumprir suas obrigações financeiras no país. “Desde 22 de março de 2022, (a empresa) prevê a sua própria insolvência e incapacidade de cumprir obrigações”, diz a nota. A empresa afirmou que manterá em funcionamento no país serviços como YouTube, Gmail, Maps, Android e Play.

O Google tem sido alvo de diversas sanções e multas impostas pelo governo russo em razão da divulgação de conteúdos que são considerados ilegais no país, que mantém um rígido controle estatal sobre a mídia. Em março as autoridades russas restringiram o acesso ao serviço de notícias do Google na Rússia, alegando que o buscador americano contém informações falsas sobre a "operação militar especial" (como o governo chama a guerra) que o Kremlin lançou na Ucrânia há quase um mês.