Linhas de transmissão
Governo vai se reunir com Aneel e distribuidoras de energia na próxima semana para discutir as bandeiras tarifárias da conta de luz.| Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Ministério de Minas e Energia vai realizar na quinta-feira (21) uma reunião com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) para discutir as bandeiras tarifárias que incidem sobre a conta de luz. Nesta quinta-feira (13), o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que iria “determinar” ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, o fim da bandeira de escassez hídrica em novembro.

No entanto, o presidente não é o responsável por alterar as bandeiras, pois elas são definidas por uma análise técnica feita pela Aneel, como mostrou o Estadão. Em meio a crise hídrica, a nova taxa entrou em vigor em setembro e representa um aumento de quase 50% em relação à bandeira vermelha patamar 2 na conta de luz.

"Teremos uma reunião na próxima semana para avaliar esses valores. Estamos tratando isso com várias alternativas. Vai aumentar a tarifa de energia? Isso ainda não está no cardápio", disse Marisete Pereira, secretária do ministério.