Caminhoneiros compõem grupo que está entre os prioritários na fila da vacinação contra a Covid e serão contemplados com uma série de medidas
Caminhoneiros compõem grupo que está entre os prioritários na fila da vacinação contra a Covid e serão contemplados com uma série de medidas| Foto: Jose Fernando Ogura / AEN

O governo federal lança nesta terça-feira (18) o programa Gigantes do Asfalto, ação que contempla uma série de medidas aos caminhoneiros autônomos. Boa parte do conteúdo do pacote havia sido antecipada pela Gazeta do Povo ainda em janeiro.

Duas das medidas antecipadas são a efetivação de um programa de renovação de frota e outro para manutenção do veículo. Caminhoneiros negociavam uma cesta de soluções para viabilizar a troca de um caminhão antigo por um novo, bem como recursos para a compra de peças e manutenção.

O objetivo da categoria é ter melhores condições de trabalho no veículo de transporte de cargas sem que isso implique em aumento da frota no país, uma vez que é exatamente o excesso da oferta que contribuiu para a queda do preço do frete.

Além de investimentos em infraestrutura, o governo também incluirá no pacote um voucher dado aos autônomos para atenuar os impactos do aumento do preço do óleo diesel. A ideia é que funcione como uma espécie de cartão de crédito, com recursos da isenção de PIS e COFINS, ou de royalties da exploração de petróleo.

O programa Gigantes do Asfalto será oficializado em solenidade no Palácio do Planalto. Participarão o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, demais ministros e representantes da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), entidade que negocia com o governo há dois anos.