Desde edição da MP, governo já recebeu 21 pedidos de autorização para construção de novas ferrovias
Desde edição da MP, governo já recebeu 21 pedidos de autorização para construção de novas ferrovias| Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura

Até o fim desta semana, um investimento privado total de R$ 83,7 bilhões em projetos de novas ferrovias corre o risco de ser inviabilizado. Os recursos estão previstos em 21 pedidos de autorização para construção feitos a partir da edição da medida provisória (MP) 1.065/2021. Na sexta-feira (29), a MP perde a validade e, embora possa ser renovada por mais 60 dias, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), não deu sinais de que pretenda fazê-lo, segundo reportagem do jornal “O Estado de S.Paulo”.

Um projeto de lei de teor semelhante à MP e aprovado pelo Senado recentemente poderia manter a viabilidade das autorizações, algumas das quais já foram encaminhadas para análise técnica da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Para a entrada em vigor do texto, no entanto, o projeto ainda precisa ser enviado por Pacheco à Câmara, onde ainda dependeria de aprovação sem alterações antes de seguir para sanção presidencial. O presidente do Senado não se manifestou sobre o assunto.