Ministro Paulo Guedes durante audiência virtual no Senado.
Ministro Paulo Guedes durante audiência virtual no Senado.| Foto: Reprodução/YouTube Senado

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu nesta quinta-feira (25) a compra de vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado, com posterior doação parcial ao Sistema Único de Saúde (SUS). As declarações foram feitas durante audiência pública virtual da comissão temporária do Senado para debater a Covid-19.

"Nossos empresários têm capacidade de ir lá fora e comprar sobras de vacinas. Dizem até que um grupo de empresários conseguiu comprar lá fora e já se vacinou. Por enquanto, isso é ilegal. Se a gente permitir que isso seja feito de forma legal e que eles façam doações, com isenção das doações", afirmou Guedes. "Eles, no fundo, ao invés de comprarem só para os familiares e trabalhadores, o que já alivia muito o SUS, seria criticado: 'ah, os ricos conseguem comprar vacina'. Precisamos estender isso aos invisíveis, através do SUS", completou.

Nesta quinta à tarde, Guedes recebe no Ministério da Economia os empresários Luciano Hang (Havan) e Carlos Wizard (Sforza) para discutir a aquisição de vacinas contra a Covid-19 pelo setor privado. O encontro consta na agenda oficial do ministro.

Hang e Wizard fazem parte de um grupo de empresários que deseja alterar a lei aprovada no Congresso que permitiu a compra das vacinas pelas empresas. Eles defendem que o setor privado não seja obrigado a doar todas as vacinas compradas ao SUS. A lei obriga a doação integral enquanto o grupo prioritário não tenha sido imunizado. Depois, há a obrigação de doação da metade dos imunizantes.