O ministro da Economia, Paulo Guedes.
O ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já definiu os nomes na reestruturação da equipe econômica. As mudanças devem ser anunciadas nesta semana. O auditor-fiscal Julio Cesar Vieira Gomes deve assumir o comando da Receita Federal, no lugar de José Tostes, que deixará o cargo para ocupar uma vaga na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

O braço-direito de Guedes, Daniella Marques, deve comandar a Secretaria de Produtividade e Competitividade. Ela irá substituir Carlos da Costa, que está de saída do ministério para assumir o posto de adido de comércio em Washington (EUA). Marques está na pasta desde o início do governo e atualmente é chefe da assessoria de assuntos estratégicos do Ministério da Economia.

Já a articulação política entre a Economia e o Congresso deve ser conduzida pelo ex-deputado Alexandre Baldy (PP-GO). Antes, a função era exercida por Esteves Colnago, que atualmente é secretário Especial de Tesouro e Orçamento. O ministro deve criar ainda a Secretaria Especial de Estudos Econômicos que irá abarcar o IBGE e o Ipea. O atual secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, será o responsável pela nova secretaria.