Guedes diz que não há espaço fiscal para 13º do Bolsa Família e para desoneração da folha
| Foto: Edu Andrade/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira (18) que, "infelizmente", não tem como pagar o 13º do Bolsa Família e fazer a desoneração da folha pela falta de espaço fiscal. Disse que, se o governo fizer isso, poderá ser um crime de responsabilidade fiscal, passível de impeachment.

"Todos sabem que eu sou a favor da desoneração da folha. Só que para desonerar a folha, para tirar recursos da Presidência, tem que colocar outra receita. Mesmo eu que sou a favor da desoneração, se você não tem aprovado o pacto federativo, se não tem o espaço fiscal, a receita, não dá para fazer", disse em coletiva virtual de balanço de atividades da pasta e perspectivas para 2021.

" No primeiro ano [2019], nós demos [o 13º do Bolsa Família]. Conforme tinha sido prometido na campanha, vamos dar. Só que, quando entrou o segundo ano, quando a pandemia bateu, essa desorganização fiscal de curto prazo, foi chegando o fim do ano. Observamos que, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, se você der um décimo terceiro por dois anos seguidos, está cometendo crime de responsabilidade fiscal pois não houve a provisão de recursos”, explicou. "Sou obrigado, contra minha vontade, dizer que não pode ser dado esse 13º [do Bolsa Família]", completou.