O ministro da Economia, Paulo Guedes, diz estar "bastante frustrado" com a dificuldade em fazer andar as privatizações de estatais.
O ministro da Economia, Paulo Guedes.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que usou uma “imagem infeliz” ao se referir à China durante a reunião do Conselho de Saúde Complementar, nesta terça-feira (27). Na reunião, Guedes afirmou que o "chinês inventou o vírus" da Covid-19, mas a vacina feita pelos Estados Unidos é mais eficiente. O ministro disse que estava apenas defendendo a maior eficiência de empresas privadas em comparação com o setor público para produzir respostas à pandemia.

"Nós somos muito gratos à China por ter nos enviado a vacina. Eu tomei a Coronavac, então não vou falar mal da vacina. Eu estava querendo enfatizar a importância do setor privado no combate a pandemia e usei uma imagem infeliz", disse em coletiva na noite desta terça.

Guedes afirmou ainda que foi avisado pelo presidente Jair Bolsonaro que o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, iria entrar "em contato para tirar o mal entendido". O ministro da Economia disse não temer uma repercussão negativa por causa da declaração. Segundo o ministro, "em três, quatro meses vamos estar fazendo nossa própria vacina", a partir de convênios com chineses e americanos.