Itapemirim multada
A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) suspendeu operações em dezembro de 2021, deixando milhares de consumidores no prejuízo.| Foto: Divulgação/Itapemirim

A companhia aérea Itapemirim foi multada em R$ 3 milhões. A decisão é da Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, e foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4). Ainda cabe recurso. A medida foi tomada em resposta a falhas na prestação de serviço ao consumidor por parte da empresa, como a suspensão de voos e falta de assistência aos clientes.

Em dezembro de 2021, a Itapemirim suspendeu suas operações no Brasil, com o cancelamento de 514 voos e prejuízo a mais de 45 mil consumidores. Em fevereiro, estimava-se que a ITA teria acumulado passivo de R$ 180 milhões durante os meses em que esteve no ar.

Segundo a Senacon, a aérea descumpriu o Código de Defesa do Consumidor ao deixar de informar seus clientes sobre a situação da companhia e não cumpriu as regras de cancelamentos estipuladas pela Agência Nacional de Aviação (Anac). De acordo com o regramento, caberia à empresa reacomodar os passageiros, conceder reembolso integral ou proporcionar a execução do serviço por outra modalidade à escolha do consumidor.

Para estipular a multa, foi considerada a gravidade do dano ao consumidor, o porte da empresa e a receita mensal bruta. A companhia tem 30 dias para efetuar o pagamento da multa.

Desde a suspensão das operações, a Ita também deixou de responder às reclamações apresentadas no site consumidor.gov.br, o que motivou a sua retirada da plataforma, mantida pelo Ministério da Justiça. Antes da exclusão do sistema, a Itapemirim Transportes Aéreos acumulava 5.033 reclamações só em 2022. Em 2021, foram 1.624 reclamações.